Eixo de Saúde Mental
O LIPAPS é pioneiro no desenvolvimento de pesquisas sobre Saúde Mental na Atenção Primária, contando com a parceria de instituições tanto nacionais, tais como, ENSP e Instituto Fernandes Figueira da FIOCRUZ, UNIFESP, UEL, UFC, UFRJ, quanto de universidades estrangeiras como as inglesas Manchester e Liverpool e a espanhola Zaragoza. Atualmente, as atividades do LIPAPS contam com participação de alunos de graduação, pós-graduação lato sensu (residência e especialização), e pós-graduação stritu senso (mestrado e doutorado).
A Saúde Mental na Atenção Primária é considerada atualmente uma das prioridades nessa reestruturação da assistência em saúde no país, tanto no nível da atenção básica quanto da saúde mental propriamente dita. No Brasil, a importância de pesquisa na área de integração atenção primária e saúde mental se relaciona não só a alta prevalência de transtornos mentais na população atendida pela Estratégia de Saúde da Família (Fortes, 2008), mas também a necessidade de organização dos serviços que podem ampliar o acesso da população.
Esse eixo tem como proposta desenvolver projetos interdisciplinares sobre saúde mental na atenção primária e engloba linhas de pesquisa sobre prevalência epidemiológica e fatores associados aos determinantes do sofrimento emocional e dos transtornos mentais; formação, treinamento, capacitação e educação permanente dos profissionais de saúde; intervenções terapêuticas e práticas de cuidado; sistemas de saúde, classificação diagnóstica, além de projetos especiais.
Conheça mais sobre Linhas de Pesquisas:
► Prevalência e fatores associados
► Formação
► Intervenções Terapêuticas
► Sistema de Saúde
► Classificação da CID
► Projetos Especiais