Chamada de relatos de experiências de grupos em saúde no município do Rio de Janeiro

Chamada de relatos de experiências de grupos em saúde no município do Rio de Janeiro

O Laboratório Interdisciplinar de Pesquisa em Atenção Primária à Saúde, o LIPAPS UERJ, escolheu a data para o seminário de Grupos de Saúde no município do Rio de Janeiro! Ele acontecerá nos dias 23 e 24 de maio nos auditórios 11 e 13 do Pavilhão João Lyra Filho da UERJ, sede do Maracanã. Em breve daremos notícias das inscrições e sobre a programação.

Agradecemos a todos que escreveram seus relatos até agora, eles nos ajudaram muito a pensar em uma programação representativa do que acontece de grupos de saúde no município.

Mas o LIPAPS prossegue levantando experiências de grupos em saúde! Continuaremos com o formulário de inscrição de experiências aberto com o objetivo de saber das práticas de intervenção grupal realizadas no município do Rio de Janeiro. Lembrando: inscrever sua experiência não significa que ela será apresentada no seminário. Desejamos nos manter atualizados sobre experiências que ocorrem no setor da Atenção Primária e da Estratégia de Saúde da Família, nos ambulatórios especializados e hospitais, além dos grupos feitos em serviços da rede privada (saúde suplementar).

Os profissionais de saúde interessados em nos contar sua experiência devem relatá-la aqui. Quanto ao formato do relato, poderá ser uma descrição da criação e desenvolvimento de um grupo ou de sua organização, uma pesquisa feita no serviço ou ainda qualquer outro tipo de produção sobre grupos. Pede-se enviar relatos de experiências ocorridas no município do Rio de Janeiro nos últimos cinco anos.

Poderão ser enviados relatos sobre grupos de qualquer ordem, sejam:

– grupos baseados em qualquer técnica ou abordagem teórica: psicanálise, terapia interpessoal, terapia comunitária, terapia cognitivo comportamental, etc.

– grupos feitos por qualquer categoria profissional: médico especialista (cardiologista, pediatra, psiquiatra, homeopata, de família), enfermeiro, educador físico, farmacêutico, psicólogo, assistente social, agente comunitário de saúde, agente de vigilância sanitária, etc.
– grupos realizados por qualquer campo de especialidade: saúde mental, pediatria, ginecologia, saúde do idoso, etc.
– grupos de promoção de saúde: caminhada, artesanato, etc.
– grupos de adesão ao tratamento, grupos psicoterapêuticos, grupos de apoio, grupos de suporte, de recepção, com pacientes ou com familiares, com adolescentes, idosos, grávidas, homens ou mulheres, etc.
– grupos comunitários.
– grupos de geração de renda.
– outras experiências grupais.


Lembre-se, você também pode falar conosco na nossa página no facebook, “Lipaps – UERJ”.
Agradecemos sua colaboração!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *